Wu-Tang Clan: 25 anos depois de “36 Chambers”

Escrito por Fellipe Santos 02/08/2019 às 11:30

Foto: Divulgação

Wu-Tang Clan: 25 anos depois o 36 Chambers

Falar sobre a história do Hip Hop leva diretamente ao Wu-Tang Clan e seus membros místicos de nomes extravagantes. Vinte e cinco anos após o lançamento de seu álbum de culto Enter the Wu-Tang (36 Chambers), os rappers de Staten Island continuam a fazer história e acrescentando significado aos seus álbuns, nomes e rimas.

A história por trás do Clan

A maioria dos membros do Wu-Tang Clan inspirou seus nomes nos filmes de Kung Fu que apareceram nos Estados Unidos nos anos 70, incluindo o próprio nome da banda, referindo-se ao filme. Shaolin and Wu-Tang e até The 36th Chamber of Shaolin, no caso do nome do primeiro álbum deste grupo.

Esses mesmos filmes que os membros do Clan se reuniam para assistir em casa de RZA se tornaram parte fundamental da inspiração por trás da ideologia dos rappers, misturando cultura asiática e artes marciais com o fascínio pelo xadrez e pelo estilo de vida que os membros do grupo compartilhavam nas ruas de Nova York no início dos anos 90.

Além disso, membros como Cappadonna, RZA, GZA e Jackpot Scotty Wotty ganharam seus nomes de várias fontes de inspiração baseadas em suas próprias personalidades, por exemplo, o termo Jackpot refere-se ao grande prêmio que todos querem ganhar, como explica a plataforma Galo Bonus, que permite saber tudo sobre quais são os casinos online autorizados em Portugal, e esta é uma referência clara ao estilo que Jackpot Scotty Wotty procura refletir dentro da música.

Fonte: Pixabay.com

O Wu-Tang Clan faz história e continua a criar rimas

Embora a maioria dos membros do Wu-Tang Clan já exceda 45 anos, a idade não tem sido um impedimento para continuar sendo criativos e se tornar notícia no mundo da música atual.

Um exemplo disso é que, de acordo com um estudo matemático compartilhado pela plataforma Galileu, o Wu-Tang Clan tem mais vocabulário do que Shakespeare, já que as rimas dentro de suas canções cobrem uma gama de linguagem maior que as próprias palavras que o escritor inglês criou dentro de seus livros.

Além disso, o rapper Logic conseguiu reunir os membros do Wu-Tang Clan para o track Wu-Tang Forever de seu álbum YSIV, incluindo RZA, GZA, Method Man, Raekwon, Ghostface Killah, Inspectah Deck, U-God, Masta Killa, Cappadonna e Jackpot Scotty Wotty. Graças a essa inesperada reunião, o álbum de Logic se tornou um sucesso com mais de 167 mil unidades vendidas na primeira semana de publicação.

Pelo lado do Clan, este 2019 tem sido um ano muito produtivo, já que eles acabaram de lançar seu álbum Of Mics and Men, que serviu como trilha sonora para o documentário que o canal americano Showtime fez sobre as origens da banda.

Além disso, membros do Wu-Tang Clan estão em turnê mundial, promovendo os 25 anos de seu álbum de estreia, 36 Chambers, que se tornou uma referência dentro da cultura Hip Hop, por inspirar rappers como Jay Z, Kanye West e Drake, só para mencionar alguns.

Ainda há muitas histórias para contar na carreira do Wu-Tang Clan, enquanto sucessos como C.R.E.A.M., Bring Da Ruckus ou Wu-Tang Clan Aint Nuthing ta F ’Wit voltam a soar tão vivos hoje quanto há 25 años, inspirando as futuras gerações de rappers em todo o mundo.

Recomendados para você

Sair da versão mobile