O youtuber efetuou o plano para cumprir uma publicidade.
Em um vídeo de dezembro de 2021, nomeado “Eu bati meu avisão”, publicado por um youtuber americano de esportes radicais, revelou ter sido o responsável pela queda de seu avião, tendo se gravado pulando de paraquedas para viralizar nas redes sociais e promover uma publicidade. Devido ao caso de suposto acidente aéreo, o caso foi para a Corte Federal da Califórnia, nos Estados Unidos, onde se iniciou o planejamento.
Inicialmente, Trevor Daniel Jacob, de 29 anos de idade, aparece demonstrando que algo fugiu de seu controle e, em seguida, xinga e salta de pára-quedas para fora do avião, gravando a queda com as diversas câmeras que carregava, além de câmeras acopladas nas laterais. Com mais de três milhões de visualizações atualmente, o vídeo foi patrocinado por uma marca de carteiras.
Segundo as investigações da Promotoria da Califórnia, o youtuber se entregará como culpado de obstruir uma investigação federal, pois destruiu os destroços que haviam para a resolução do caso pelas autoridades, podendo pegar a pena pelo crime de até 20 anos. “Ele admitiu em seu acordo de confissão ter sido feito isso com a intenção de impedir que as autoridades federais investigassem o acidente aéreo de 24 de novembro”.
Assim que chegou ao solo após a queda, Daniel Jacob se direcionou ao local em que estavam os destroços e recuperou os dados que constavam a gravação de vídeo do voo. Negando aos investigadores federais e forjando um relatório de perda total da potência da aeronave, ele disse que não estava ciente de onde encontravam-se os destroços.
Os registros foram resgatados com um amigo de helicóptero, levando para a sua fazenda, onde separou em pedaços e descartou em diferentes lixeiras de um aeroporto próximo.