Menu
Rap Mais
No Result
View All Result
  • Início
  • Últimas notícias
  • Internacional
  • Nacional
  • Em Alta!
  • Google News
Rap Mais
No Result
View All Result
Home Álbuns

Os destaques do Rap Nacional em 2023

by Felipe Mascari
13 de agosto de 2025
Capa destaques 2023
CompartilheCompartilheCompartilhe

Confira quais foram os álbuns e artistas que se destacaram em 2023 e as promessas para o próximo ano.

Depois de um 2022 mais tranquilo, o ano de 2023 foi agitado do começo ao fim para o rap nacional. Desde janeiro, várias artistas usaram este ano para criar projetos consistentes e alavancar a carreira, apresentar novas tendências, manter o hype da temporada passada ou até corresponder a expectativa que havia ali sobre alguns nomes.

Em 2023, o mercado da música voltou a ficar aquecido. No ano passado, ainda era possível ver resquícios da pandemia de covid-19, que prejudicou financeiramente os artistas independentes e, consequentemente, na elaboração, execução e planejamento de lançamentos mais robustos.

Ryu, Ogoin e Linguini, Mateus Fazeno Rock

Revelação do Ano

E nada mais justo começar tratando das revelações da cena. Se o ano passado foi responsável por ascender nomes talentosos como Veigh, Puterrier e MC Luanna, 2023 não foi diferente e apresentou novos nomes que devem criar uma carreira consistente, como uma das novas referências do detroit Ryu, The Runner, a dupla mineira Ogoin & Linguini e o talentoso Mateus Fazeno Rock.

Nascido em Vitória da Conquista, na Bahia, Ryu, The Runner conquistou os holofotes muito rápido, após o lançamento do seu primeiro disco, “Essa é a Vida de um Corredor” – que ganhou uma versão deluxe meses depois. Já a dupla mineira Ogoin & Linguini lançou o disco de estreia, “Ogoin & Linguini: TV Show”, que traz como conceito o universo de uma sitcom e fundindo sonoridades dos anos 80 com vertentes rap. Enquanto isso, Mateus Fazeno Rock criou uma das grandes obras de 2023 com “Jesus ñ voltará”, projeto que transita nervosamente entre o rap, o rock alternativo e as percussões e cânticos dos terreiros de umbanda.

Fique de olho em 2024

O RAP MAIS não só destaca o ano de 2023, mas também traz um olhar para 2024 e nomes que podem ascender na cena nacional. Um dos nomes que destacamos como possível revelação para o próximo ano é o rapper Viluje, de Belo Horizonte. O artista mistura ritmos como o rap, o trap, o R&B e o reggae. Com três discos na rua, “7991” (2019); “ÁILOPIN” (2020); e “LUJEVI” (2023), Viluje tem tudo pra conquistar os holofotes no próximo ano.

Outro nome que deve entrar no radar do público é DYLAN. Começando sua carreira aos 18 anos e trilhando seu corre há cinco anos, o rapper foca nos ritmos do trap e R&B e tem como influências artistas como Tim Maia, Wiu e Cassiano. Em 2023, ele lançou apenas duas músicas, mas afirma que tem muito conteúdo guardado para o próximo ano. “Meu maior sonho é um dia fazer a música dar certo pra poder viver disso, e dar uma condição de vida melhor pra minha família”, almeja ele.

Mais um nome de destaque é o rapper Abdel F. Nascido em Camarões, mas consolidando a carreira no Brasil, o artista se inspira em nomes como Lil Tjay, Kodak Black e Lil Durk. A maioria de suas músicas são em inglês, mas isso não impede de se conectar com o público brasileiro, criando canções inspiradoras.

O rapper GK também mais um dos talentos do rap nacional. O artista do Rio de Janeiro, que começou sua trajetória de lançamentos, tem explorado diversas vertentes como o drill, boombap e trap nos seus últimos lançamentos e a expectativa que tenha um ano de 2024 com muita música para ser lançada.

Já o rapper Jovem Cadu fez sua estreia no cenário em 2023, mas você deve ficar de olho no próximo ano. Cria de Resende, no Rio de Janeiro, o artista conta que ficou vários anos moldando o melhor estilo pra sua arte até chegar na sonoridade que almejava. O resultado foi a criação da música “Casa de Trap”, com participação de Shaodree.

Austero destacou-se significativamente na cena como rapper, ator e compositor oriundo de Iguaçu. Iniciando sua carreira com influências de seu avô, ele não apenas consolidou sua presença, mas também contribuiu para o desenvolvimento de artistas locais e independentes nos gêneros de rap, trap, funk e pop nacional.

Além de sua carreira artística, Austero é o fundador da Overbo Estúdio, estabelecida em 2021. O artista participou do projeto da Mansão Maromba em 2022 e desempenhou um papel na série “DNA do Crime”, que atualmente ocupa a posição de destaque mundial na Netflix.

Seu álbum de estreia foi lançado em 2021 e contou com participações especiais de Sotam, Eocross, Faustino, Lilo e Mau Avienn.

 

Capa Zud, Ajuliacosta e Victor Xama

Artistas destaques

Em 2023, vários nomes do rap nacional merecem ser exaltados por perfomances e entregas de muita qualidade. Seja a onipotência da MC Luanna, a ancestralidade resgatada por Marcelo D2, a consistência de Major RD, a grande obra de Victor Xamã e Zudizilla, a reinvenção de FBC, ou a ascensão de Kayblack e Vulgo FK.

Entretanto, três nomes merecem um destaque específico pelo ano de 2023. Um deles é o rapper BK’, que lançou um dos melhores álbuns de 2022 e, neste ano, conseguiu fazer o que poucos artistas conseguem: se manter em alta e em evidência, mesmo um ano depois do lançamento. Além disso, ainda lançou uma mixtape recheada de participações para encerrar o ciclo com chave de ouro.

Outro nome que indiscutivelmente merece destaque é o rapper Veigh. Depois de uma ascensão meteórica em 2022, ele conseguiu subir ainda mais com o lançamento de “Dos Prédios Deluxe” – que estreou em primeiro lugar no Spotify Global. Furando a bolha, alcançando todas as regiões do Brasil e levando outros artistas a replicarem sua estética, Thiago Veigh ainda teve dois dos cinco discos mais ouvidos do ano.

Já o outro destaque deste ano é a rapper Ajuliacosta. A artista de Mogi das Cruzes é hona dos hits “Homens Como Você” e “Não Foi do Nada”, e se reinventou neste ano com o lançamento do álbum “Brutas Amam, Choram e Sentem Raiva”. O trabalho é um dos grandes lançamentos do ano, onde ela apresentou sua melhor versão artística. E essa qualidade foi levada para os palcos, onde Ajuliacosta fez um dos melhores shows do festival CENA 2K e AfroPunk.

Capa Duquesa, FBC e Sain

Álbum destaque

Neste ano de 2023, muitos discos chamaram a atenção, seja pela entrega criativa, a originalidade, o alcance ou por apresentar a melhor versão de cada artista. A rapper Duquesa, por exemplo, entregou uma das obras mais originais do ano em “Taurus”. Já FBC trouxe uma mistura de gêneros jamais antes repetida na cena no disco “O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão Nos Levar Para Outro Planeta”.

O rapper gaúcho Zudizilla deu sequência à sua trilogia de álbuns com o clássico instantâneo “Zulu: Quarta Parede (Vol. 3)”. Já Slipmami esbanjou originalidade em “Malvatrem”, enquanto Sain apresentou sua melhor versão como artista e produtor em “KTT Zoo” e o rapper niLL misturou sua experimentação com conceitualidade em “O Resgate do Maestro”.

Porém, outros três discos merecem ser destacados. O primeiro é o álbum “Garcia”, do rapper Victor Xamã, que mistura diversas sonoridades através de uma produção impecável, com rimas introspectivas e densas que narram a vida do rapper, incluindo refrões e melodias impactantes ao longo da audição.

Outra obra que merece muito destaque é “Um Quebrada Inteligente”, do rapper Kyan e o produtor Mu540. O trabalho é uma execução perfeita da união entre MC e DJ, do funk e o rap. Explorando diferentes estéticas, o disco viaja por elementos de funk, drill e house, mas de um modo original e capaz de furar as mais diversas bolhas da música.

Por fim, outro destaque é o lançamento da Ebony, o disco “Terapia”, produzido por Larinhx. Apesar do nome da rapper carioca ter ganhado destaque com a diss “Espero Que Entendam”, ela lançou um dos melhores trabalhos do ano, que explora o rap, o rock e a música alternativa.

Tags: AjuliacostaBK'EbonyShaodreeVeigh

Vejatambém

BK' performando no palco do Espaço Unimed, com luzes de show, para a DLRE Tour.

BK’ retorna ao Espaço Unimed para show de encerramento da aclamada DLRE Tour

BK fará mais um grande show no Espaço Unimed. O rapper BK’ confirma seu aguardado retorno ao Espaço Unimed, em...

evom tour veigh

Fãs esgotam ingressos para estreia da EVOM Tour de Veigh em São Paulo

Apresentação acontece no dia 25 de outubro no Espaço Unimed e marca o início da maior turnê do rapper. O...

papatinho mpc eafc 26

EA FC 26 terá música de Papatinho, BK’, Naldo Benny e mais

O funk carioca ganhou mais uma vitrine internacional com a inclusão da música "Passe a Respeitar" na trilha sonora oficial...

bk

Rapper BK’ faz celebração histórica do rap e da cultura preta no Festival Gigantes

BK' fez história na Apoteose. No sábado (26), a Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, foi tomada por mais...

Rap Mais

© 2025 Todos os direitos reservados

Navigate Site

  • Sobre nós
  • Termos e condições de uso
  • Política de verificação de Fatos e Correções
  • Contato
  • Divulgação
  • Faça parte da nossa Equipe
  • Fale Conosco

Follow Us

No Result
View All Result
  • Início
  • Últimas notícias
  • Internacional
  • Nacional
  • Em Alta!
  • Google News

© 2025 Todos os direitos reservados