Álbum clássico de Nas, ‘Illmatic’, é adicionado à Biblioteca do Congresso dos EUA

Mandatory Credit: Photo by Matt Baron/BEI/Shutterstock (5902048fh) Nas 'The Birth of a Nation' film premiere, Los Angeles, USA - 21 Sep 2016

Mais uma grande honra para a carreira espetacular de Nas.

O álbum clássico de estreia de Nas, Illmatic, foi adicionado à Biblioteca do Congresso dos EUA. Na quarta-feira (24 de março), a bibliotecária do congresso americano, Carla Hayden, apontou o LP como um dos “tesouros de áudio dignos de preservação para todos os tempos com base em sua importância cultural, histórica ou estética no patrimônio sonoro registrado do país”, ao lado de 24 outras gravações.

“O National Recording Registry preservará nossa história por meio dessas gravações vibrantes de música e vozes que refletiram nossa humanidade e moldaram nossa cultura nos últimos 143 anos”, disse Hayden. “Recebemos cerca de 900 indicações públicas este ano para gravações a serem adicionadas ao registro e agradecemos a contribuição do público, já que a Biblioteca do Congresso e seus parceiros preservam os diversos sons da história e da cultura.”

Falando sobre o ambiente que moldou Illmatic, Nas disse que “se sentiu orgulhoso por ser de Queensbridge … estávamos vestidos de Ballys e todo o prédio era como uma família”. Ele acrescentou: “Queensbridge é um projeto habitacional na cidade de Nova York. Você conhece a história, é o bom, o ruim, o feio, e eu estava apenas tentando sobreviver a isso.”

Lançado em 19 de abril de 1994, Illmatic estreou na 12ª posição na parada da Billboard 200 e vendeu mais de 63.000 cópias em sua primeira semana. O álbum foi certificado com 2x-platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) em fevereiro de 2019, após vender inicialmente um milhão de cópias em dezembro de 2001.

Illmatic se junta a muitos outros álbuns clássicos deo Hip Hop na Biblioteca do Congresso EUA, inclusive The Blueprint de JAY-Z, The Chronic de Dr. Dre, A Miseducation of Lauryn Hill de Lauryn Hill, Straight Outta Compton de NWA, Raising Hell do Run-DMC e projetos do De La Soul e Public Enemy.

Outras inscrições para a classe da Biblioteca do Congresso de 2020 incluem o single de Kool & The Gang, de 1980, “Celebration”, o álbum de Rhythm Nation 1814 de Janet Jackson, de 1989, e o single de Labelle de 1974, “Lady Marmalade”, entre outros.

O rapper Nas está tendo um grande ano no que diz respeito à aclamação da crítica. No início deste mês, seu álbum King’s Disease, de 2020 , ganhou o prêmio de melhor álbum de rap no 63º Grammy Awards, marcando sua primeira vitória no Grammy.

Revisite Illmatic abaixo.

Sair da versão mobile