Câmara dos EUA aprova projeto de lei para descriminalizar a maconha em todo país

Escrito por Vinicius Prado 04/12/2020 às 20:01

Foto: Divulgação

O Senado americano agora vai votar um projeto que retiraria a maconha da Lei de Substâncias Controladas.

A maconha tem sido um tema quente de debate nas últimas décadas, especialmente com a aceitação em torno da droga em um ponto mais alto do que nunca. Para muitos, a erva tem a capacidade de curar pessoas com dores crônicas, ao mesmo tempo que alivia muitos de sua ansiedade. Independentemente disso, ainda existem vários políticos que querem manter a droga ilegal por razões que não fazem muito sentido.

Agora, a Câmara dos Deputados Fedarais nos EUA está tomando as coisas em suas próprias mãos com a Lei MORE, que significa “Lei de Impugnação e Reinvestimento de Oportunidades da Maconha”. Esta peça de legislação acabaria por descriminalizar a maconha e ao mesmo tempo perdoar aqueles que têm crimes não violentos de drogas em seus registros.

Hoje, o projeto foi aprovado na Câmara, com 228 votos a favor e apenas 164 contra. Agora, esse projeto de lei será apresentado no Senado dos Estados Unidos, embora deva ser rejeitado, já que os republicanos (direita) atualmente controlam o senado por lá e são conservadores.

“É a coisa certa a se fazer”, disse Earl Blumenauer, representante do Oregon. “Por muito tempo, a guerra contra as drogas teve como alvo os jovens, especialmente os negros, e rejeitou os conselhos de especialistas. A aceitação pública está em alta. Esta é uma ideia cuja hora chegou”.

Embora o projeto de lei possa não ser concretizado, este é certamente um grande passo à frente, pois abre caminho para legislação semelhante no futuro.

Recomendados para você