O afrobeats se tornou pauta na internet após a treta envolvendo a Mainstreet e 30PRAUM.
Neste último final de semana, instaurou-se um conflito iniciado por Orochi sobre a sonoridade do afrobeats utilizada por Teto em Minha Vida é um Filme, afirmando ser uma cópia gringa e aproveitando para divulgar que vem produzindo um projeto, intitulado Outra Dimensão, focado no gênero.
O rapper sócio-fundador da Mainstreet prometeu que Vida Cara seria o seu último álbum solo, entretanto, não intensificou dizendo que não faria outros projetos extensos, como EP ou mixtape, que não possuem necessariamente a mesma importância de um álbum.
A discussão sobre o caso envolvendo Orochi, Teto e Matuê passou a tomar uma grande proporção, sendo discutida por grandes nomes entendedores do assunto. Um a ter se posicionado foi Rincon Sapiência, que deseja uma compreensão popular da cultura e sua importância.
Em território nacional, o afrobeats vem sendo estudado e aplicado na prática de pouco a pouco, por nomes como Samora N’zinga, DNASTY e Karol Conká, em diversas misturas de adaptações com o que está familiarizado com outros ritmos que os autores produzem ou consomem, sendo principalmente o trap. Bandas como IFÁ, Funmilayo Afrobeat Orquestra e Bixiga 70 também possuem uma grande influência.
O gênero, através de experimentos iniciados pelo multi-instrumentalista Fela Kuti e o bateirista Tony Allen a partir dos anos de 1970, sempre foi muito bem admirado pelos MC’s e DJ’s do funk, como os atuais fenômenos Kevin O Chris, Puterrier e Rennan da Penha, que vêm fazendo interessantes com os elementos africanos e do rap, causando uma boa impressão do público e indústrias comerciantes.
Em dezembro de 2021, o rapper BK’ e o produtor musical JXNV$ lançaram em colaboração o EP Cidade do Pecado, fruto dessas inspirações musicais e culturais adquiridas pelos dois artistas, apresentando ao público as suas interpretações artísticas daquilo que consumiram e os moldaram, como Marcelo D2, uma referência próxima de Abebe Bikila.
Ouça uma playlist com diversificadas canções nacionais e internacionais do afrobeats: