Elon Musk anuncia limitação de leitura no Twitter para quem não pagar ‘selo azul’

Escrito por Felipe Mascari 01/07/2023 às 20:00

elon musk twitter capa Foto: Divulgação

Elon Musk anunciou que usuários terão acesso limitado para ler postagens no Twitter.

Desde que comprou o Twitter, Elon Musk tem implementado medidas polêmicas na rede social. Em 2022, ele pagou R$ 44 bilhões pela plataforma, que segue desvalorizando desde a compra. Como forma de reaver o dinheiro desesperadamente, o bilionário já implementou uma versão paga da rede, o encerramento da verificação em duas etapas, o fim do selo “verificado” e limite de mensagens direitas.

Neste sábado (1º), ele anunciou uma nova mudança. A partir de hoje, haverá um limite de leitura de publicações a usuários da rede social. A nova regra atinge, principalmente, aqueles perfis que não pagam pelo selo azul de verificação de conta.

Foto: Getty Images/SOPA Images

De acordo com a publicação de Musk, a medida é uma forma de “lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema”. A mudança principal é a limitação de leitura de apenas 600 publicações por dia para quem não tem o selo. Usuários que compram o verificado poderão ler até 6 mil tuítes por dia, segundo o dono do Twitter.

Para quem criar uma conta nova, a partir deste sábado, e optar por não pagar pela marca azul, o limite será ainda maior: 300 publicações diárias. Entretanto, não há informações de como será feito o controle de leitura, nem se os usuários terão acesso ao sistema de contagem.

As novas limitações se juntam a outros bloqueios já impostos na rede de Musk, são eles: o envio de 500 mensagens diretas por dia; a publicação de 2.400 tuítes por dia, divididos em intervalos de meia hora; o limite de 4 alterações por hora no e-mail da conta; e a limitação de 400 novas contas para seguir por dia.

Desde que os anúncios da limitação foram feitos por Musk, usuários da rede relatam instabilidade. Nos assuntos mais comentados, a frase “O Twitter acabou” e “RIP Twitter” é um dos principais listados ao longo do dia de hoje.

Recomendados para você

Sair da versão mobile