Emicida dá aula sobre a burguesia brasileira para Luciano Huck e vídeo viraliza na internet

Escrito por Vinicius Prado 09/06/2021 às 22:25

capa emicida Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

A verdadeira aula aconteceu no programa ‘Papo de Segunda’ no canal pago GNT

O rapper Emicida viralizou nas redes sociais nas últimas horas após dar uma verdadeira aula sobre a burguesia brasileira e redistruição de renda. O artista falou sobre o assunto durante o programa Papo de Segunda, do canal pago GNT, na noite da última segunda-feira (7), enquanto conversava com o convidado Luciano Huck e os outros apresentadores.

Huck participou do programa para divulgar seu novo documentário ‘2021, o Ano que Não Começou’, que trata de temas como desigualdade, educação, capitalismo, racismo e antirracismo, política, pobreza, tecnologia e família. Após uma fala de Huck sobre fazer com que o 1% da “elite brasileira” passe a se comprometer como parte da solução para a desigualdade social no Brasil, Emicida expôs sua opinião sobre o termo “elite” e como ele se sente com relação ao ponto apresentado por Huck.

“Eu tenho minhas dúvidas quando escuto o Luciano falar desse convite a esse 1% e dessa pré-disposição de alguma forma, desse 1% participar dessa redistribuição de riqueza, porque não faltaram oportunidades em conjunturas melhores para que esse 1% participasse dessa discussão e realmente pegasse as rédeas, inclusive até a palavra que eu utilizo é outra. Eu não utilizo a palavra elite porque o significado da palavra elite é ‘o que uma categoria tem de melhor’. Se referir a pessoas que tem dinheiro somente como a elite da categoria humana, parece que a pirâmide da humanidade é definida pelo acúmulo. Então eu acho que a palavra correta para isso é burguesia, porque a diferença dessas pessoas para as outras é o dinheiro, e [para] várias dessas pessoas a única coisa que [elas] têm é o dinheiro.”, afirmou Emicida.

O rapper ainda continuou apontando como deveríamos estar olhando também para os que ficaram no meio do caminho por inúmeros motivos impostos pela própria sociedade ao invés de focarmos no sistema que leva apenas alguns à serem bem sucedidos.

“A imagem que vem na minha cabeça é sempre assim: imagina que você tá num penhasco, contemplando uma imagem maravilhosa e vem alguém e te empurra desse penhasco, aí você se lasca todo, uma pá de desgraça te abateu, e você consegue colocar a mão na penhasco de novo e a pessoa que te empurrou fala assim: ‘tá vendo, fiz isso aí pra te mostrar seu potencial’. Essa gratidão que as pessoas tentam impor para pessoas como eu, não houve um protocolo, um cadastro que eu assinasse e dissesse: ‘eu escolho esse sistema econômico’, eu nasci dentro dele e tive que me debruçar e infelizmente, infelizmente, pra cada Emicida que chega até aqui, quantos vão para a vala?”, finalizou.

Após o vídeo da fala de Emicida ser disponibilizado na conta do Twitter do GNT, o próprio Luciano Huck compartilhou a postagem e escreveu: “Com a palavra Emicida. Sempre lúcido e inteligente. Sou fã.”

Veja abaixo:

ícone

Recomendados para você