Ep 5: Só uma pista – O inédito, sensível e experimental, niLL.

Escrito por Andressa Vasconcelos 23/02/2018 às 17:00

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Quando niLL surgiu na cena arrastou uma grande polêmica. O garoto de Jundiaí, interior de São Paulo, trouxe consigo a reprovação de quem não admira o diferente, como o canal RapBox que recusou sua participação, porém conquistou também inúmeros fãs admirados com seu trabalho diferenciado e inédito na cena. niLL trouxe consigo o diferencial do vaporwave, com inspirações em animes e a sensibilidade de um álbum completamente feito para as lembranças de família. E é desse rapaz que vamos falar hoje.

Nascido em Jundiaí – SP, em 1993, niLL é o filho adotivo de uma família e teve uma infância tranquila. Foi após a adolescência que a vida de niLL começou a ficar conturbada. O garoto conheceu o rap através de um tio, mas foi na escola, através de uma professora, após a apresentação de um trabalho, que niLL teve o primeiro apoio para escrever rap.

Sabe, mãe, tem dias que a noite é foda / O pai já não me escuta, então só neurose que sobra / Vou ir lá buscar as meninas, sair pra dar um rasante / A Duda ainda é pequena, o mundo ainda é gigante

Em 2017, apesar de tantas dificuldades passadas no mesmo ano, niLL lançou o seu primeiro álbum, intitulado “Regina”. Regina apareceu na cena surpreendendo o público e a crítica, pois a presença de vaporwave, até então um gênero não tão conhecido, é bem marcante. O álbum tem outras características marcantes, como a reverência a família, contendo faixas dedicadas especialmente a sua mãe e outros familiares e, também, contendo áudios enviados aparentemente pelo whatsapp, que aproximam o público do artista.

“Eu não gosto de coxinha! eu ode–io, eu não com–, eu como. Mas é uma coisa que fode muito meu estômago. Eu não gosto muito de coxinha porque… Tu sabe eu gosto de baguio’ assado, tipo esfiha assada, não frita. Sabe qual que é?”

Regina também tem outras características marcantes, como a presença de referências a animes, também presente em seu selo Sound Food Gang. Em entrevista para Ronald Rios, em seu canal Rap Cru, niLL afirmou que Naruto o ensinou muitas coisas.

Para o rapper, a autenticidade é o que está faltando no cena do rap nacional e, para ele, é o que é mais marcante em seus trabalhos.

“Regina” é atualmente o álbum de vaporwave mais significativo no Brasil.

Há alguns dias o artista lançou seu novo single Atari 3, que você poderá assistir abaixo:

Para continuar acompanhando os trabalhos do artista, se inscrevam no canal da Sound Food Gang.

ícone

Recomendados para você