Estátuas de George Floyd são vandalizadas por grupo neonazista nos EUA

Duas estátuas em Nova Jersey e Brooklyn em homenagem a George Floyd foram desfiguradas

O vandalismo contra duas estátuas de George Floyd, que as autoridades acreditam ter sido cometido por um grupo de ódio nacionalista branco, foi descoberto na manhã de quinta-feira. As autoridades agora estão procurando por quatro homens que foram pegos em vídeo de vigilância vandalizando a estátua do Brooklyn, que foi inaugurada no dia 19 de junho.

Os homens são vistos na câmera usando tinta spray preta na estátua e no pedestal, e marcando o pedestal com o site de um grupo fascista neonazista. A filmagem mostra o grupo de homens perto da estátua antes e depois do incidente. Um ato semelhante aconteceu com uma estátua de George Floyd em Newark, embora não pareça que haja qualquer filmagem de quem pode ter feito isso.

“O novo monumento de Nova York a George Floyd, que foi inaugurado no Brooklyn no último fim de semana, no dia 19 de junho, é mais do que apenas um memorial para um pai, um filho e um amigo – é uma prova de tristeza, raiva e justiça energia que seu assassinato despertou, em nosso estado e em todo o país. É um farol para todos os que acreditam que o progresso é possível e em nossa capacidade de fazê-lo acontecer”, disse o governador Andrew Cuomo, de acordo com a ABC 7. “E para o grupo de neonazistas que fez isso, quero ser absolutamente claro: dê o fora de nosso estado”, acrescentou Cuomo.

Neste ponto, é incerto se os dois incidentes estão conectados. Ambos estão sendo investigados pelas autoridades e voluntários trabalharam para limpar as estátuas. Enquanto a estátua de Newark é feita de 700 libras de bronze, a estátua do Brooklyn é feita de madeira – especificamente 200 folhas individuais de madeira compensada que foram cortadas e amarradas.

Confira imagens abaixo:

Sair da versão mobile