John Legend acredita ser ‘quase impossível para um artista negro ganhar o álbum do ano’ no Grammy

“A música negra nunca foi respeitada pelos Grammys a tal ponto que deveria ser”, disse Diddy em janeiro. A lenda concorda.

O cantor John Legend fez um comentário provocador na edição de julho da Entertainment Weekly. Questionado sobre os comentários contundentes de Diddy em janeiro sobre como a música negra não ganha a categoria ‘álbum do ano’ no Grammy Awards, Legend respondeu: “É quase impossível para um artista negro ganhar o álbum do ano. Quantos anos vimos Beyoncé desprezada? Kanye [West] nunca venceu. É meio insano… Temos que fazer algo, porque isso é algo terrível, e Diddy está certo em reclamar disso. ”

Os comentários de Legend têm algum peso porque ele é o vencedor de 11 Grammy (e um EGOT, para começar). Além disso, ele foi eleito este ano para o conselho de 40 membros da Academia de Gravação.Mas ele está certo em suas afirmações? É “quase impossível para um artista negro ganhar o álbum do ano”? Vamos olhar para os fatos.

Dos 62 álbuns que ganharam o álbum do ano, 12 – quase 20% – são de artistas negros (como artista principal), algo muito pouco comparado aos excelentes artistas negros e trabalhos que recebemos nos últimos anos. O mais recente artista negro a vencer o álbum do ano, Herbie Hancock , ganhou 12 anos atrás. Mesmo que um artista negro ganhe quando o 63º Grammy Awards for apresentado em 31 de janeiro – The Weeknd e Lil Baby pareçam ser fortes candidatos – isso seria uma diferença de 13 anos entre as vitórias de artistas negros – a maior diferença desse tipo desde que os artistas negros começam a ganhar esse prêmio em meados dos anos 70.

Em janeiro, Diddy falou no pré-grammy criticando a premiação. “Há algo que eu preciso dizer ao Grammy, e digo isso com amor. Todo ano, vocês estão nos matando, cara. Estou falando de todos os artistas aqui, os produtores, os executivos. A quantidade de tempo que leva para fazer esses projetos, para derramar seu coração nele. E nós apenas queremos um jogo equilibrado. Nas grandes palavras de Erykah Badu, ‘somos artistas e somos sensíveis ao nosso trabalho. Somos apaixonados. Para a maioria de nós, isso é tudo o que temos. Esta é a nossa única esperança.”

Diddy então resumiu de maneira abrangente seu argumento em duas declarações poderosas: “Verdade seja dita, o hip-hop nunca foi respeitado pelos Grammys. A música negra nunca foi respeitada pelos Grammys.”

 

Sair da versão mobile