Músicas descartadas de Kanye West foram parar no álbum Utopia de Travis Scott

Foto: Matteo Prandoni/BFA

Novo disco de Travis Scott teve grande inspiração de Kanye West.

O rapper Travis Scott está em sua fase do álbum “Utopia”. Na última sexta-feira (28), o artista de Houston lançou seu tão aguardado quarto álbum de estúdio, com participações especiais. Entretanto uma das observações mais frequentes sobre projeto é ele que soa estranhamente familiar com outro clássico do rap: “Yeezus”, de Kanye West.

Embora “Utopia” não seja de forma alguma uma cópia do projeto clássico de Ye, existem alguns elementos que explicariam como alguns chegaram a essa conclusão. No início de sua carreira, Travis Scott fez parte da eclética equipe de produção por trás do disco “Yeezus”, de 2013 de Kanye West, emprestando seu toque sonoro a faixas como “New Slaves”, “Guilt Trip” e “I Am a God”.

Travis Scott e Kanye West
FOTO: LILLY LAWRENCE/GETTY IMAGES

Kanye West tem vários créditos de produção e composição em “Utopia”. A primeira vez que ele aparece é em “Thank God”. Enquanto seus vocais são ouvidos ao fundo, o estilo de produção de Kanye é ouvido em relação à batida sinistra e elétrica que ele é conhecido por criar. Além disso, de acordo com o perfil do Twitter Unreleased Ye, que publica músicas não lançadas por Ye, a música foi cedida a Travis Scott.

“Droga, Thank God também foi uma música de Ye que ele deu a Travis para Utopia”, disse um perfil na rede social. Kanye West também aparece nos créditos de produção de outras músicas como “God’s Country” e “Telekinesis”, ambos com seus vocais autoajustados por excelência e batida intensa. Todas essas músicas eram, na verdade de Kanye West, que as deu para Travis. Elas foram descartadas do álbum Donda, que Kanye lançou em 2021.

Além disso, o nativo de Houston reaproveitou uma versão anterior da batida de “I Am a God”, de Kanye West, para “Modern Jam”, faixa número três de seu tão esperado novo projeto “Utopia”. A nova versão de Travis Scott apresenta Teezo Touchdown e foi produzida por ele mesmo, Mike Dean, Jahaan Sweet e Guy-Manuel de Homem-Christo.
Ao longo da obra, é possível encontrar semelhanças e inspirações que Travis Scott usa olhando para obras de Kanye West. Em “CIRCUS MAXIMUS” é possível ver uma bateria parecida com o que foi usado em “Black Skinh*ad”, do disco de 2013. Em outro momento, na música “Delresto” há semelhanças na melodia usada por Kanye em “Coldest Winter”, mas que faz parte de outro álbum: 808s & Heartbreak, de 2008.
Sair da versão mobile