Kanye West e Tyler, The Creator apoiam crítica de James Blake à indústria da música

Escrito por Felipe Mascari 04/03/2024 às 17:10

CAPA Kanye West e Tyler Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

James Blake criticou a remuneração das plataformas de streaming e exigências do mercado.

Os rappers Kanye West e Tyler, The Creator estão entre os artistas que endossaram a séria advertência de James Blake sobre o estado da indústria da música.

No último fim de semana, o cantor e produtor britânico escreveu várias postagens nas redes sociais sobre o estado financeiro da indústria da música e as dificuldades enfrentadas pelos artistas.

CAPA Kanye West e Tyler

FOTO: RICK KERN/WIREIMAGE | PRINCE WILLIAMS/GETTY IMAGES

James Blake criticou as plataformas de streaming e a baixa remuneração delas. “Se queremos música de qualidade, alguém terá que pagar por isso. Serviços de streaming não pagam adequadamente”, começou.

“As gravadoras querem uma fatia maior do que nunca e apenas sentam e esperam que você se torne viral, e a turnê está ficando cara para a maioria dos artistas. A lavagem cerebral funcionou e agora as pessoas acham que a música é gratuita”, acrescentou.

James Blake, que além de ser um artista solo estabelecido, trabalhou com alguns dos maiores nomes do Hip Hop e R&B, incluindo Kendrick Lamar, Beyoncé, Drake, JAY-Z e Travis Scott.

Ele também lamentou que sua música “Godspeed”, com Frank Ocean, viralizou no TikTok, mas não houve remuneração.

“Não sei quantos milhões de vídeos únicos foram feitos com essa música, mas foram vários. Quero dizer, a maioria das pessoas nem sabia que era eu porque meu nome não aparecia e eu não estava marcado.”

“A indústria está completamente ferrada e os músicos estão sendo ferrados mais do que qualquer um”, ele concluiu. “Sou extremamente sortudo por ter entrado antes que o streaming dominasse e antes que todos esses acordos sombrios fossem feitos às nossas costas.”

James Blake recebeu muito apoio por seus comentários, que foram compartilhados por Kanye West e Tyler, The Creator em suas respectivas contas no Instagram. O produtor Metro Boomin comentou em sua postagem: “Eles sugeriram que eu lançasse as versões a capella, acelerada e desacelerada de “Creepin”, e eu recusei.”

Artistas como Vic Mensa, Bas, The Alchemist, Blood Orange e BADBADNOTGOOD também elogiaram James Blake por expor a situação.

ícone

Recomendados para você