Padrasto de Tupac tem libertação da prisão negada enquanto luta contra câncer

Escrito por Renan 09/11/2020 às 15:08

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Padrasto de Tupac teve seu pedido de libertação compassiva da prisão negada.

Mutulu Shakur está cumprindo uma prisão de 60 anos depois de ser condenado por seu envolvimento em uma série de roubos que resultou na morte de um guarda de carro forte e dois policiais. Shakur entrou com um pedido de liberação compassiva, alegando que está lutando contra o câncer atrás das grades em meio a uma pandemia de coronavírus.

O juiz distrital sênior dos EUA, Charles S. Haight Jr., disse que a condição de Shakur não justifica uma libertação antecipada em comparação com a gravidade de seus crimes. O juiz disse: “Caso se descubra que a condição de Shakur se deteriora ainda mais, a ponto de se aproximar da morte, ele pode solicitar novamente ao Tribunal uma libertação que, nessas circunstâncias, poderia ser justificada como ‘compassiva”.

Os advogados de Shakur disseram que ele voltaria para casa e para o filho, acrescentando que ele tem sido um presidiário exemplar que não causou problemas na prisão e tem sido mentor de outros presidiários. Eles acrescentaram que ele seria entregue aos cuidados de seu filho, Mopreme Shakur.

“Além da falta de incidentes disciplinares do Sr. Shakur, sua conduta positiva na prisão pinta o quadro de um homem comprometido com o autodesenvolvimento, não é um perigo para ninguém e, na verdade, melhorou o ambiente carcerário para outras pessoas”, solicitaram os advogados de Mutulu. “O Sr. Shakur expressou empatia por todas as vítimas diretas e indiretas de seus crimes, e essa empatia foi uma das forças que o levaram a incorporar soluções não violentas para o conflito e ensinar essas lições aos outros.”

Apesar do apelo dos advogados de Shakur e do apoio que recebeu do deputado Bobby Rush e de um ex-diretor da prisão federal que disse que ele não é um perigo para a sociedade, o juiz evidentemente discordou. O filho do guarda que faleceu se opôs veementemente à libertação de Shakur, escrevendo. “Mutulu Shakur deve cumprir sua pena, caso contrário a justiça não será feita.”

Mutulu Shakur está previsto para ser liberto em dezembro de 2024.

ícone

Recomendados para você