Quem era Pop Smoke? Tudo que você precisa saber

Escrito por Fellipe Santos 19/02/2020 às 13:55

Pop Smoke
Pop Smoke

Nesta quarta-feira fomos surpreendidos com a morte de um rapper que estava em grande ascensão e tinha tudo para ser a próxima estrela do Hip Hop. Pop Smoke foi morto a tiros nos Estados Unidos durante uma invasão em sua casa pela madrugada, em mais uma trágica morte que abala a comunidade Hip Hop.

Pop Smoke sabia aproveitar uma oportunidade. O rapper criado no Brooklyn, que participava de sessões de estúdio para artistas como Jay Gwuapo, iniciou sua carreira no rap por acidente depois que começou a entrar furtivamente em cabines de gravação para estabelecer seus próprios vocais. Mostrando que ele não era de brincadeira, o jovem de 20 anos logo começou a levar o seu ofício a sério e seguiu lançando seus próprios singles. Músicas como “MPR” e seu recorde de sucesso, “Welcome to the Party”, começaram a atrair milhões de visualizações e a ouvir suas contas do YouTube, SoundCloud e Spotify, e ganharam o apoio de artistas como Pusha-T e Rich The Kid.

Pop Smoke nasceu Bashar Jackson em 20 de julho de 1999, no Brooklyn, Nova York. Ele veio do bairro residencial de Canarsie. Quando criança, ele tinha apelidos como “Poppa” e “Smoke Oh Guap”. Seu apelido “Pop Smoke” foi a junção desses dois nomes. Jackson cresceu ouvindo artistas como 50 Cent, DMX e Lloyd Banks. Fora da música, ele esperava algum dia abrir diferentes negócios em todo o Brooklyn.

O rapper rapidamente conseguiu um contrato com a Republic Records e depois de criar hype com sua estética crua e sua rotina independente, Pop Smoke tinha a intenção de agitar as ruas. Não sabíamos o que ele poderia alcançar, mas podemos dizer que o rapper estava no melhor momento de sua carreira. Ele apareceu no álbum “JACKBOYS” da Cactus Jack de Travis Scott e rumores indicavam que ele estava assinando com o rapper de Houston.  O patrimônio líquido do rapper foi estimado em US $700 mil antes de sua morte. A maior parte de sua fortuna foi feita com shows, vendas de músicas e participações em músicas de outros artistas. O rapper tinha cerca de 5 milhões de ouvintes antes de sua morte, número que cresceu em 396% após sua morte.

“A primeira vez que conheci Travis foi no festival dele em Houston”, disse Pop recentemente à Rolling Stone, fazendo referência ao evento Astroworld, de Travis Scott, em novembro passado. “Isso também foi loucura. Eles me deram minha própria garrafa, foi algo louco e diferente” disse o rapper em uma entrevista para a Rolling Stones.

O rapper também falou um pouco sobre seu processo de escrita, e mostrou que era semelhante a algo que rappers como Lil Wayne e Jay-Z costumam fazer. “Eu nunca escrevi nada”, diz ele. “Está tudo na minha cabeça. Tudo o que estou escrevendo, tudo o que digo, quando se trata desse tipo de música, é tão natural. Como estou me sentindo. No entanto, algumas músicas que eu escrevo, e você saberá as que eu escrevo, porque você sentirá … Eu costumava escrever poesia e toda essa merda louca. Palavra falada.”

Em entrevista para a XXL, o rapper contou porque ele sabia que ia estourar e que sua meta era ser o melhor rapper. “Eu tenho a porra da receita. Se você sabe o que é, você fará. Você sabe o que eu estou dizendo? Nós temos os códigos de trapaça. Nós sabemos como ganhar…. Vou ser o melhor rapper. O mais quente do mundo. Os manos não podem foder comigo. Você entende? Eles não podem mexer comigo. A maneira como falo, a maneira como ando, a minha aparência é diferente dos manos. Você entende? Falo melhor que manos, pareço melhor que manos, cheiro melhor que manos. Esses manos não podem brincar com o que temos. Eles não podem fazer nada que aconteceu aqui.”

De acordo com um relatório publicado pela TMZ na quarta-feira (19 de fevereiro), Pop Smoke, nascido em Bashar Jackson, foi baleado e morto em uma aparente invasão domiciliar nas primeiras horas da manhã. Ele supostamente estava em uma casa no bairro de Hollywood Hills em Los Angeles quando vários homens de capuz e máscara entraram por volta das 4h30 da manhã. O Departamento de Polícia de Los Angeles diz que os dois homens dispararam vários tiros no rapper e o deixaram morto. Pop Smoke teria sido levado às pressas para o Centro Médico Cedars-Sinai, onde foi declarado morto. Ele tinha apenas 20 anos de idade.

Durante uma coletiva de imprensa sobre o assunto conduzido pela polícia de Los Angeles na manhã de quarta-feira, o capitão Steve Lurie ofereceu mais detalhes sobre o caso ao público, dizendo que receberam uma ligação da “costa leste” sobre um relato de que uma casa em Hollywood Hills estava sendo invadida por vários suspeitos.

Na sexta-feira (21 de fevereiro), o escritório do legista do condado de Los Angeles divulgou a autópsia do falecido rapper, que revelou que a causa oficial da morte de Pop Smoke foi por causa de foi um ferimento de bala no torso. Após a autópsia o corpo já foi liberado para sua família.  O incidente está atualmente sendo investigado como relacionado a gangues, de acordo com um relatório do canal de notícias local ABC 7.

O relatório também afirma que as autoridades da polícia de Los Angeles também estão investigando se o assassinato foi motivado pela recente prisão de Smoke por roubar um Rolls-Royce Wraith que lhe foi emprestado em Los Angeles. Após sua prisão e subsequente libertação pelo incidente em janeiro de 2020, o rapper apareceu no programa de rádio de Angie Martinez no Power 105.1 de Nova York e manteve sua inocência.

Pop Smoke tinha 20 anos. Sua mais recente mixtape, Meet the Woo Vol. 2, chegou nas ruas pouco mais de uma semana antes de sua morte e fez uma estréia impressionante no 7º lugar na Billboard Hot 200 em sua primeira semana.

Recomendados para você