Sobrinha de Tupac conta como Fundação do rapper está salvando vidas em 2021

Escrito por Fellipe Santos 28/07/2021 às 10:00

Foto: Divulgação

Legado de Pac vive!

Se tivesse vivo, Tupac Shakur teria completado 50 anos em Junho. Apesar de não estar entre nos, o falecido rapper esta sendo lembrado por meio das iniciativas de justiça social da Fundação Tupac Amaru Shakur e ainda continua salvando vidas.

A Fundação Tupac Amaru Shakur (TASF) foi fundada em 1997 pela falecida mãe de 2Pac, Afeni Shakur, um ano depois que ele foi morto a tiros em Las Vegas. A fundação agora é liderada pelo CEO e presidente Sekyiwa “Set” Shakur – irmã de 2Pac e filha de Afeni e Dr. Mutulu Shakur.

A TASF se dedica a erradicar os efeitos do trauma na comunidade negra, aumentando a conscientização sobre seu impacto na saúde mental e no bem-estar. A fundação de 24 anos fornece às comunidades ferramentas, técnicas de cura e recursos, como as artes criativas, para fornecer uma porta de entrada para o bem-estar completo. Em suma, a fundação visa amenizar o impacto que o trauma tem sobre as crianças negras, famílias e membros da comunidade.

Em uma entrevista com Malik Shakur, sobrinha de 2Pac e neta de Afeni, para o site Hip Hop DX, ela falou sobre a campanha 2021 50 For 50 da TASF e como ela está promovendo iniciativas de justiça social e saúde mental, enquanto mantém a missão de Afeni e as mensagens de 2Pac vivas.

“A campanha 50 por 50, no geral, é uma celebração da luta, da vida, do trabalho e das conquistas de minha avó Afeni e de meu tio 2Pac”, disse ele ao DX. “Ele [2Pac] estaria comemorando seu 50º aniversário, como você disse, e minha avó, que há 50 anos se representou no julgamento, foi absolvida enquanto estava grávida de Pac. Então, sim, este ano é importante para a história da minha família.”

Quando questionada sobre os objetivos e iniciativas da nova campanha da TASF, Malik respondeu com: “Nosso objetivo para a campanha é apenas promover seus legados criando redes de solidariedade, financiando ajuda mútua, apoiando o bem-estar físico e mental e o desenvolvimento de nossas comunidades”.

Na música antiga de 2Pac, mensagens de tratar as mulheres negras com respeito, retribuir à comunidade e a seriedade da brutalidade policial foram ouvidas na maioria de suas canções. O segundo álbum do 2Pac de 1993, Strictly 4 My N .-. GGAZ, abriga a amada faixa “Keep Ya Head Up”, escrita quando ele tinha apenas 21 anos, como uma ode às mulheres negras. A faixa não apenas as defendeu, mas deu às mulheres negras uma sensação de visibilidade em uma época em que não havia muitas canções positivas sobre elas.

Como seu tio, Malik também compartilha uma paixão semelhante por justiça social na comunidade negra. “Estou dedicada à libertação dos pobres, à libertação dos colonizados e explorados no terceiro mundo e aqui”, disse ela. “Eu sei que neste verão, a Palestina e os palestinos estão pesando em minha mente. Tenho orado por eles e pensando sobre eles. Eu sei que o que eles vivenciam no dia-a-dia é algo que muitos de nós não conseguem realmente compreender. Então eu não sei. É tudo injustiça. É desequilíbrio de poder e encontrar maneiras de levar o poder a pessoas que não o têm e que são exploradas.”

Recomendados para você