‘Bafômetro de maconha’ é criado para ajudar a polícia

Escrito por Fellipe Santos 13/10/2019 às 20:01

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Equipamento deve ficar pronto somente em 2020, mas já chamou a atenção da polícia britânica.

Por mais que represente uma questão muito debatida, a maconha é encarada por alguns países como algo normal e de livre uso entre a população, sobretudo se estivermos falando de consumo medicinal. Nos Estados Unidos, por exemplo, o produto é legalizado em boa parte do país e hoje é considerado um grande aliado da economia local. 

Justamente por fazer parte do dia-a-dia da população americana, a maconha vem trilhando um caminho semelhante ao do álcool no país norte-americano, uma vez que já há esforços por parte de empresas de segurança para medir o nível de consumo individual da substância. Ao que tudo indica, uma companhia californiana está desenvolvendo um “bafômetro de maconha” e tem planos de conceder o uso às autoridades já no ano que vem.

+Policial da Florida causa revolta ao prender criança de 6 anos

+Alfonso Ribeiro desiste de processo contra “Fortnite” por usarem a Dança do Carlton

A iniciativa, inclusive, já chamou a atenção da polícia de outros países, como por exemplo a Inglaterra, que vem debatendo o assunto de forma intensa nos últimos anos. “Temos agora algo chamado PBT, que é usado para álcool, mas seria o mesmo processo que usamos para fazer um julgamento para ver se o motorista é prejudicado pela maconha e em que nível esse comprometimento estaria”, revelou Patrick Hogan, oficial da polícia de Salisbury. 

Atualmente, o procedimento utilizado para identificar o uso de maconha ocorre por meio da coleta de urina e é capaz de detectar traços da substância até um mês após o consumo. O bafômetro, que ainda se encontra em fase de testes, poderá dizer se o indivíduo teve contato com a droga nas últimas três horas, com distinção entre uso passivo e ativo.

ícone

Recomendados para você