Chris Brown cai em fake news sobre China ter criado um Sol artificial

Escrito por Vinicius Prado 10/01/2022 às 23:00

Foto: Divulgação

Chris Brown compartilhou uma teoria da conspiração de que a China lançou um “sol artificial” no céu

Chris Brown caiu em outra teoria da conspiração. O cantor mundialmente famoso tem um histórico de acreditar em tais histórias mirabolantes, divulgando teorias da “Terra plana” alguns anos atrás, entre outras opiniões preocupantes. Na segunda-feira (10 de janeiro), ele pareceu cair em outra depois que contas populares nas redes sociais começaram a postar um vídeo que mostra uma multidão olhando um “sol artificial” sendo lançado no espaço aéreo da China.

Alguns relatórios afirmam que o “sol artificial” custou mais de US$ 1 trilhão e queima cinco vezes mais que o sol, mas obviamente, tudo é mentira. De acordo com verificadores de fatos da Newsweek e de outros sites de notícias, o vídeo contém imagens de pessoas assistindo a um lançamento de foguete padrão ao espaço.

Uma “bola de fogo” semelhante pode ser vista subindo ao céu em vídeos postados pela SpaceX. Uma trilha de exaustão reveladora também aparece no vídeo, que aparentemente corresponde à nuvem branca de exaustão formada quando os satélites Shiyan-12-01 e Shiyan-12-02 da China foram lançados a bordo do foguete Chang Zheng 7A em 23 de dezembro de 2021.

Rumores semelhantes começaram em setembro de 2021, depois que outro vídeo se tornou viral do “sol artificial”, mas também foi comprovado que era um foguete padrão. Chris Brown postou o vídeo deste mês em sua conta no Twitter, comentando: “A CHINA CRIOU O PRIMEIRO SOL ARTIFICIAL.. SOMOS MUITO ABENÇOADOS POR VIVER EM UM TEMPO ONDE TUDO É POSSÍVEL.. O CÉU NÃO É O LIMITE.. é apenas a vista”. Depois o artista apagou a publicação.

Assista ao vídeo abaixo, que não mostra um sol artificial sendo lançado no universo.

Recomendados para você