Equipe de Sabotage lança nova versão de “Respeito É Pra Quem Tem’ com N.I.N.A e Pedro Apoema

Escrito por Rodrigo Costa 19/04/2023 às 13:56

Foto: Divulgação

‘Respeito É Pra Quem Tem’, com participação de N.I.N.A e produção de Pedro Apoema, é a estreia do álbum póstumo de Sabotage.

Foi anunciado especialmente no último dia 3 de abril, data em que o rapper completaria 50 anos de idade, que seria iniciada uma sessão de celebração ao centenário de Sabotage. Na última terça-feira (18), a Som Livre fez o lançamento do primeiro single exclusivo do novo álbum do artista, a faixa Respeito É Pra Quem Tem, com participação de N.I.N.A do Porte.

Escolhida para inaugurar a sequência de participações inéditas do Maestro do Canão com integrantes da nova geração da música urbana brasileira, a MC carioca é uma das principais representantes dos cenários do grime e drill no Brasil e lançou em 2022 o seu disco de estreia, Pele, que alcançou mais de 300 mil streams com uma hora e meia de lançamento.

“Grandioso ainda é uma palavra pequena pra dizer o que isso significa. Acho que a importância de estar nesse projeto – além do fato de ser algo que vai marcar a minha história dentro do rap – é mostrar que a nova geração já bebeu muito da antiga fonte, e que hoje se a gente consegue falar de coisas pesadas de uma maneira mais didática, a gente tem que agradecer muito ao Sabotage”, comenta N.I.N.A sobre a oportunidade cedida.

O videoclipe é gravado na favela do Boqueirão, onde o histórico rapper morou a partir do ano 2000, e, com direção assinada por Gabe e Doug Martins, mostra a realidade local através de registros que retratam os moradores, cores e texturas, com uma narrativa conduzida por um olhar de um personagem central que, em meio à dor de uma perda, vive a rotina da comunidade mostrando sua força, em passos de dança contemporânea.

Produtor musical da faixa, Pedro Apoema trouxe a sonoridade do drill, combinando versos originais na voz de Sabotage com as novas rimas agregadas pela N.I.N.A do Porte, que também domina o gênero. “Trabalhamos com dois beats, um pra parte da N.I.N.A e outro pra do Sabotage. No primeiro, quis trazer uma brasilidade mais forte, mas mesmo assim algo denso, e no segundo tem uma estética mais gringa”, revelou o beatmaker.

Com previsão de lançamento para novembro, o álbum póstumo, intitulado #Sabotage50anos e que deve trazer outros dois singles antes do produto final, trará também as participações de Apelidado Xis, Filipe Ret, Bivolt, Orochi, Amabbi, Djonga, Sant e BK’. O projeto foi idealizado pela filha do artista, Tamires Rocha, e apoio do irmão, Wanderson dos Santos, o Sabotinha, como um presente da família para os fãs.

Confira o clipe da música abaixo:

Recomendados para você