Dark Mode Light Mode

Evento Estéticas das Periferias apresenta shows de Dexter, Rincon Sapiência, Linn da Quebrada e mais em São Paulo

A décima terceira edição do Estética das Periferias terá 80 atrações gratuitas em celebração ao hip-hop.

Entre os dias 22 e 27 de agosto, será realizada a décima terceira edição do Encontro Estéticas das Periferias – Arte e Cultura, em São Paulo, através de uma ação realizada pela Ação Educativa em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Neste ano, o tema será a comemoração dos cinquenta anos de fundação do hip-hop, além dos quarenta anos de sua chegada ao Brasil.

Movimento criado nas periferias de grandes centros urbanos, o hip-hop representa e empodera a população marginalizada das cidades, devido ao conjunto de suas ideias, palavras, música, dança, grafismos, identidades e atitudes. O projeto conta com uma curadoria coletiva, composta por mais de cinquenta grupos artísticos das periferias da cidade paulista.

A programação será realizada de forma descentralizada e participativa em vinte e cinco territórios periféricos de São Paulo, apresentando cerca de oitenta atividades gratuitas, tendo o movimento como protagonista da programação e outras diversas intervenções artísticas ligadas ao mesmo. A expectativa é que sejam recebidas aproximadamente quinze mil espectadores, mobilizando três mil artistas ao decorrer do evento.

Haverão shows de nomes como Nelson Triunfo – um dos principais responsáveis a trazer o hip-hop para o Brasil – MC Soffia, Dexter, Linn da Quebrada, Thaide, Brisa Flow – a primeira artista indígena a se apresentar no Lollapalooza – Sharylaine, Back Spin, Discípulos do Ritmo, Festa Amem e Rincon Sapiência; entre outros artistas.

Entre os diversos atrativos do evento, terá um período para celebrar as mulheres do movimento, destaque para artistas do movimento LGBTQIAP+, arte indígena no rap, slammers, vídeos contando toda a história do movimento no Brasil e no mundo, entre outros destaques. O espetáculo tem direção artística do curador Eugênio Lima, grande conhecedor e ativista deste movimento.

Outra grande novidade será a presença da escritora e acadêmica Heloisa Teixeira, ex-Heloisa Buarque de Hollanda, “madrinha do evento”, que tem em sua trajetória de sessenta anos de carreira uma especial quantidade de pesquisa dedicada à população marginalizada.

Próxima matéria

Tory Lanez recebeu apoio de um chefe de polícia para não ser condenado em caso de Megan Thee Stallion

Next Post

Soulja Boy rebate opiniões de que ele ‘matou’ o verdadeiro hip-hop