JAY-Z vendeu direitos musicais de Kanye West para obter os seus de volta

Escrito por Vinicius Prado 17/09/2020 às 20:23

Foto: Divulgação

Kanye West deu um passo muito público em sua luta contra a Universal e a Sony, revelando todo seu contrato na internet.

Você não pode culpar Kanye West por fazer tudo o que pode para se afastar de seus sufocantes contratos de gravação. No ano passado, ele levou a EMI, sua editora musical, ao tribunal por causa de uma cláusula na papelada que o proibia contratualmente de se aposentar.

Kanye tem falado abertamente sobre seu desacordo com os acordos restritivos e controladores da indústria musical com artistas negros nos últimos dias, até mesmo prometendo suspender o lançamento de novas músicas até que seja liberado de seus contratos com a Sony e a Universal.

Kanye West vem tentando comprar de volta os direitos de suas músicas da Sony desde 2018, sem sucesso. Ye quer deixar todos os direitos de seus álbuns e músicas para seus filhos, para assim eles poderem lucrar com tudo que envolve suas produções icônicas e não uma gravadora.

Ye acompanhou suas declarações no Twitter, compartilhando mais de 100 fotos de seus contratos de gravação. Com isso, detalhes surpreendentes do seu acordo foram revelados e um deles envolve seu grande parceiro JAY-Z.

Além do incentivo que Kanye teve que assinar para conseguir seus adiantamentos, o contrato mostra que JAY-Z vendeu os direitos musicais dos 6 primeiros álbuns de Kanye West, da Roc-A-Fella Records para a Def Jam Records, para que ele pudesse ter todos os direitos de suas próprias produções de volta.

Kanye então é dono dos direito dos álbuns 7 a 10, mas os álbuns mais lucrativos e aclamados pela crítica são de propriedade da Roc-A-Fella, que é totalmente de propriedade da Def Jam. As gravadoras nunca venderão os direitos porque é isso que lhes dá participação de mercado e impulsiona lucros, e Jay sabia disso.

JAY, que foi presidente da Def Jam, fez isso sabendo que a gravadora não os venderia de volta para Kanye West no futuro. Essa nova informação pode colocar ainda mais lenha na fogueira e deixar Kanye ainda mais revoltado com toda essa situação.

No final, Kanye está furioso porque, mesmo sendo um bilionário, ele não tem chance de ter 100% do seu melhor trabalho ou de ganhar para sempre mais de 18% dos rendimentos. Se os direitos ainda estivessem nas mãos de Jay, ele poderia pelo menos comprá-los de volta ou negociar um acordo melhor.

Recomendados para você