Obama revela que quebrou nariz de colega na universidade após ser vítima de racismo

Escrito por Vinicius Prado 23/02/2021 às 19:06

Foto: Divulgação

Obama revelou uma história inédita sobre um caso de racismo que passou quando era jovem

Barack Obama disse que quebrou o nariz de um colega de classe em uma briga no vestiário depois que o então amigo o xingou com uma palavra racista. O ex-presidente contou a história no segundo episódio de seu novo podcast Renegades com Bruce Springsteen.

“Escute, quando eu estava na escola, eu tinha um amigo. Jogávamos basquete juntos. E uma vez nós brigamos e ele me chamou de criolo. Agora, em primeiro lugar, não há criolos no Havaí, certo? É uma daquelas coisas em que ele nem sabia o que era um criolo. O que ele sabia era: ‘Posso machucá-lo dizendo isso’”, disse Obama, acrescentando “e me lembro que lhe dei um soco no rosto, quebrei seu nariz e estávamos no vestiário”. “Muito bem”, respondeu Springsteen.

“Expliquei a ele – disse: ‘Nunca me chame de algo assim’”, lembrou Obama. Ele disse que usar calúnias raciais é uma “afirmação de status sobre a outra” pessoa. “Eu posso ser pobre. Eu posso ser ignorante. Eu posso ser mau. Eu posso ser feio. Eu posso não gostar de mim mesmo. Posso estar infeliz. Mas você sabe o que eu não sou?” Obama disse a Springsteen. “Eu não sou você.”

“Aquela psicologia básica que então é institucionalizada é usada para justificar desumanizar alguém, tirar vantagem deles, enganá-los, roubá-los, matá-los, estuprá-los”, disse Obama. “Seja o que for, no final do dia tudo se resume a isso. E em alguns casos é tão simples tipo, você sabe, ‘Estou com medo de ser insignificante e não importante. E é isso que vai me dar alguma importância’”.

Ouça o resto do episódio abaixo.

https://open.spotify.com/episode/3ba69iXo04u9XoRsHsX9N0

Recomendados para você

Sair da versão mobile